Você sabe como funciona o reservatório térmico solar?

AT-invertido-sem-selos

Um dos componentes essenciais do sistema de aquecimento solar é o reservatório térmico. Ele é essencial para armazenar e conservar a água quente, vinda dos coletores solares, como você pode ler nesse post . Por isso, toda atenção é pouca antes de escolher o fornecedor de seu sistema de aquecimento solar! Para você saber o que deve ou não considerar ao avaliar o equipamento, nós listamos as dúvidas mais comuns de quem procura o equipamento.

#1 De que é feito o reservatório térmico solar?

Ele é composto de três partes essenciais:

  • Corpo interno (ou cilindro) – é o local onde fica efetivamente armazenada a água. Fica em contato direto com a água, por isso deve ser feito de materiais resistentes à corrosão, como cobre e aço inoxidável. Por causa do custo-benefício a grande maioria dos fabricantes utiliza o aço inox.
  • Isolamento térmico – tem a função de manter a temperatura da água que está dentro do cilindro interno por certo período. Na grande maioria dos equipamentos do mercado o isolamento térmico é feito em poliuretano expandido.
  • Corpo externo (ou acabamento) – a finalidade do acabamento é proteger o isolamento térmico de intempéries. Normalmente é feito de alumínio, aço galvanizado ou aço carbono pintado.

#2 Por que alguns reservatórios térmicos possuem resistência elétrica?

Esse mecanismo atua como um auxiliar para contribuir no aquecimento de água em períodos de baixa insolação (ou seja, pouca incidência de Sol). Esse item pode ser de série ou opcional, dependendo do modelo de reservatório escolhido.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

#3 Quais diferenças entre os reservatório de alta e de baixa pressão?

O modelo de baixa pressão é indicado quando a caixa de água fria que alimenta o armazenador estiver com até 4 metros de desnível em relação à própria base. Já o reservatório de alta pressão é recomendado nas situações em que a caixa de água que o abastece estiver com mais de 4 metros de desnível em relação à base (limitado a 40 metros de altura). É também indicado o equipamento de alta pressão quando este compõe uma rede de água pressurizada, funcionando como uma espécie de moto-bomba.

#4 Quais critérios devo levar em conta antes de escolher?

Antes de qualquer coisa é preciso verificar a sua demanda diária de água quente. Ou seja: você precisa de que quantidade de água aquecida e em quais pontos de distribuição no local de instalação? Isso é importante para definir o porte do reservatório térmico que você precisará adquirir. Afinal de contas, há modelos com capacidade que variam entre 200 litros até 5.000 litros de água. Para esta definição procure o revendedor mais próximo que irá ajudá-lo fazendo este cálculo.

#5 Quais cuidados devo ter ao escolher um modelo?

  •         Verifique o tamanho do modelo escolhido, observando a altura (considerando os pés) e o comprimento (levando em conta os tubos de alimentação) do equipamento, para que este caiba no local destinado a ele.
  •         Cerifique-se se é necessário reforço na estrutura que receberá o reservatório como, por exemplo, a construção de pilaretes.
  •         Confira a pressão de trabalho correta para sua instalação, tendo em vista os modelos de reservatórios disponíveis para cada situação conforme dito acima;  
  •         Instale o reservatório o mais próximo possível dos pontos de consumo, evitando que a água se esfrie na tubulação (por percorrer distâncias grandes) e, consequentemente, gasto desnecessário de água.

Se precisar da ajuda de um de nossos revendedores para definir a sua necessidade diária de água quente, entre em contato conosco:  www.aquecedorsolaragua.com.br/orcamento-aquecedor-solar.html