Quais as diferenças entre energia fotovoltaica e aquecimento solar de água?

É muito comum haver dúvidas entre aqueles que pesquisam sobre o sistema de aquecimento solar de água. Uns acham que é um investimento alto, outros desconhecem o funcionamento em dias nublados e por aí vai. Tanto que escrevemos um post sobre mitos que há em torno do mecanismo de aquecimento de água pelo Sol .  Mas tem uma incógnita que muitas pessoas se perdem ao responder: a energia solar gera eletricidade?

shutterstock_196303835

A resposta é sim! E aí que está a diferença entre a energia fotovoltaica e aquele sistema destinado a aquecer a água. Na primeira modalidade, são usadas placas de captação de radiação solar extremamente finas (compostas por células fotovoltaicas). Elas são capazes de transformar a luz do sol em energia elétrica. Esse tipo de sistema de captação de energia solar é recomendado para fazer funcionar aparelhos elétricos, mas não para o aquecimento de água. O custo desse tipo é bem mais elevado que o tradicional, partindo de 20 mil reais. Por demandar um maior investimento, ainda é pouco difundido no Brasil.

Solar_Kit_sem_suspiro

Já o sistema de aquecimento solar de água tem um investimento inicial bem mais baixo, trazendo retorno ao seu bolso e ao meio ambiente em pouco tempo. Ao ser acoplado à tubulação (entenda melhor como isso funciona nesse post, a água pode ser distribuída para os pontos do estabelecimento, como chuveiros, pias, cozinha e lavanderia, seja ele comercial ou residencial. Isso torna o investimento inicial baixo e traz uma economia considerável na conta de energia elétrica.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

Trocando em miúdos: a energia solar pode, sim, gerar energia elétrica. Mas o sistema fotovoltaico e o sistema térmico solar são independentes, ou complementares, cada qual com uma função específica. O primeiro, objetiva substituir o uso de energia elétrica. O segundo possibilita aquecer água, reduzindo a necessidade do uso de energia elétrica para esse fim.

A tabela abaixo esclarece as principais dúvidas:

Untitled-1

E para você: ficou alguma dúvida? Até o próximo post 🙂