O que é o coletor solar e o que ele faz para absorver calor?

Coletor_-_camadas

Não dá para imaginar o funcionamento do sistema de aquecimento que aproveite a energia do Sol sem contar com um equipamento imprescindível: o coletor solar (também conhecido como placas solares). Ele é uma das partes mais importantes do mecanismo que vai aproveitar todo calor para aquecer a água e, assim, ajudar sua casa a contar com os benefícios disso, entre eles a redução da conta de energia elétrica.

É o coletor solar quem absorve a radiação solar e transfere o calor do sol para a água, que é devolvida aquecida ao reservatório térmico, onde fica armazenada. Ali, fica pronta para ser distribuída para os pontos da casa ou empresa.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

De um modo geral, o coletor solar é composto de:

  • Caixa externa – normalmente feita de alumínio, que comporta os demais itens.
  • Serpentina – tubos interconectados (feitos de cobre), por meio dos quais passa a água no interior do coletor.
  • Superfície absorvedora (conhecida como aletas) – responsável pela absorção e transferência do calor para a água. Normalmente, são feitas de alumínio, mas é comum também encontrá-las produzidas em cobre ou aço inox.
  • Isolamento térmico responsável por minimizar a perda de calor do sistema. Pode ser de vários materiais, tais como lã de pet, papelão, isopor, entre outros, mas um dos materiais mais indicados é a lã de vidro.
  • Cobertura de vidro – permite a passagem da radiação solar e minimiza a perda de calor. Esse mecanismo tem o objetivo de criar uma espécie de “efeito estufa” — como um forno, para conservar o calor.

Os coletores solares podem ter várias partições de vidro para que, no caso de um deles se quebrar, a troca ser facilitada. No entanto, é preciso ficar atento porque isso representa também um maior risco de vazamento. Há um post específico sobre manutenção do sistema de energia solar que vale você dar uma olhada.

É importante dizer que todos esses componentes possuem vedação especial, capaz de isolar o sistema da umidade externa. Ao procurar um fornecedor, redobre a atenção quanto a esse item, para evitar dor de cabeça e perda de qualidade quanto ao bom funcionamento do sistema. Informe-se bem quanto à vedação, pesquisando inclusive com consumidores que tenham o produto para se certificar de que não há problemas nesse sentido.

Fique atento: o coletor solar de que tratamos nesse post é um componente utilizado no sistema de aquecimento solar térmico. Caso sua procura seja a do componente para o sistema de energia solar fotovoltaica ele possui outra configuração diferente desse. 

Nos vemos no próximo post! 🙂