Mito ou verdade? Veja o que dizem por aí sobre aquecedor solar!

Comer manga e beber leite, tomar banho depois de almoçar… Quem nunca se viu diante de mitos e verdades, hein? O pior é que muitas vezes acabamos ouvindo por aí algumas informações como se fossem absolutamente verdadeiras! Para você ficar bem na fita e tirar da frente outras frases que não passam de mal entendido, reunimos as dúvidas mais comuns sobre aquecimento solar. Olha só:

Só é possível instalar o sistema de aquecimento solar durante a construção?

Mito. Há empresas que adequam seus projetos para qualquer tipo de construção (desde as que sejam mais antigas até aquelas que ainda estão na planta).

Esse sistema pode ser instalado em residências e estabelecimentos comerciais?

Verdade. Não importa o porte do local onde se deseja instalar, há sempre um projeto que se adeque para atender as necessidades de consumo de água aquecida para você.

O aquecedor solar não funciona no inverno, nem em dias nublados?

Mito. O sistema de aquecimento solar, quando dimensionado corretamente, pode suprir a maior parte da demanda de energia para o aquecimento com apenas algumas horas de sol para que a água seja aquecida. Contudo, nos meses de inverno com dias muito nublados ou períodos prolongados de chuva, o sistema de aquecimento solar não será capaz de atingir a temperatura desejada da água, sendo recomendado, portanto, um sistema de aquecimento auxiliar com objetivo de complementar a energia não fornecida pelos coletores.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

É caro investir em um sistema de aquecimento solar?

Mito. O custo inicial é um pouco mais elevado em relação ao sistema elétrico e muito similar ao investido no sistema de aquecimento a gás. A maior diferença está no custo de manutenção e funcionamento: a energia solar além de ser gratuita pode representar uma economia de até 40% na conta de energia elétrica, dependendo do consumo de água aquecida.

A energia solar agride o meio ambiente?

Mito. O sistema de aquecimento solar é considerado energia limpa, ou seja, que não emite CO² (gás carbônico), que é bem nocivo ao planeta e um dos principais causadores do aquecimento global. Você pode ler mais sobre esse assunto em um post específico que produzimos por aqui.

Mesmo à noite, é possível ter água aquecida?

Verdade. O sistema de aquecimento solar possui um reservatório térmico, onde a água aquecida permanece armazenada, o que possibilita utilizá-la horas depois de receber o calor do Astro-Rei. É a garantia de um bom banho depois que você chegar do trabalho!

Aquecedor solar apenas esquenta água para ser usada no chuveiro?

Mito. É possível que o sistema instalado abasteça outros pontos da casa, como lavabo, cozinha, lavanderia ou mesmo piscina. Por isso, antes de fazer a cotação com qualquer empresa, é preciso ter em mente quais pontos receberão água quente, pois há soluções adequadas para cada contexto.

A energia solar pode gerar eletricidade?

Verdade. Mas há sistemas voltados para o aquecimento de água (o chamado aquecimento solar térmico) e há a modalidade fotovoltaica por meio da qual é possível gerar energia. Mas fique atento porque são mecanismos diferentes. Saiba como funciona cada sistema no post que tratamos deste assunto

E aí, você conhece mais algum mito que andam falando por aí sobre o sistema de aquecimento solar?