É possível instalar o sistema de aquecimento solar em construções prontas?

misturador de água quente

Tem muita gente por aí que já está convencida das vantagens e benefícios de instalar um sistema de aquecimento solar de água. Mas, ao pensar na parte prática da troca, logo esbarra na dúvida: “e a dor de cabeça que isso vai gerar, quebrando parede e fazendo sujeira por toda casa?”. Está aí mais um mito bem comum quando falamos da instalação do aquecedor solar — aliás, há vários deles quando o assunto é falar desse mecanismo.

É importante que se diga: não, não haverá nenhum quebra-quebra de parede ou mesmo perda de azulejo para você garantir água quentinha no seu banho pelo sistema de aquecedor solar. Isso porque a instalação desse mecanismo em estabelecimentos já construídos (mesmo se são novos ou mais antigos) é feita de uma maneira simples e sem complicação graças à utilização de um registro misturador externo, que é ligado diretamente ao chuveiro elétrico ou ducha existente que, por sua vez, recebe água diretamente do reservatório térmico .

misturador de água quenteMisturador de água quente – Forusi

Este registro misturador externo se adapta à praticamente todos os modelos de chuveiro existentes e pode ser encontrado em diversos tamanhos e acabamentos no mercado.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

Dessa forma, é possível misturar a água aquecida com a água fria (que passa pela tabulação atual) diretamente no ponto de distribuição. Há ainda a possibilidade de instalar válvulas de controle de temperatura na saída do reservatório para o chuveiro, pois elas fazem um pré-mistura da água, permitindo que só passe água para o consumo numa temperatura pré-determinada pela válvula.

Diante dessas e outras opções o mais aconselhável é: antes de fazer qualquer orçamento é necessário ter em mente quais necessidades precisam ser atendidas em seu estabelecimento, seja ele comercial ou residencial. Ao identificar os pontos de distribuição que demandam água aquecida (seja ele na lavanderia, pias da cozinha ou no banheiro), é possível orçar equipamentos que possam atender sua necessidade, para não causar dor de cabeça e, principalmente, gerar os resultados esperados.

Trocando em miúdos: o sistema de aquecimento solar pode ser implantado tanto em um local já construído ou que ainda será erguido. Há tecnologias e adequações específicas para cada necessidade, que incluem a combinação de equipamentos para atender a contextos diferentes. Ou seja: é altamente recomendado para qualquer construção (inclusive, independente do porte).

O melhor de tudo isso: não bastasse a praticidade de instalação, o retorno financeiro é garantido! Em alguns casos, dependendo do consumo, é possível reduzir até 90% da energia gasta com o chuveiro elétrico. Você sabe o que isso representa, não é mesmo? É mais economia na conta no fim do mês, já que esse item é um dos que mais pesam no valor pago.

Até o próximo post!