Conheças as vantagens da energia fotovoltaica

ENERGIA FOTOVOLTAICA



A ótima incidência solar em nosso país não nos deixa dúvidas: aproveitar a energia que vem do Sol faz bem para o planeta, para o bolso e para a consciência. As modalidades capazes de aproveitar a energia do Astro-Rei estão em alta, especialmente a que favorece o aquecimento solar de água e a fotovoltaica (para compreender a diferença entre elas, vale dar uma lida em um outro post aqui do blog.

Embora a energia solar térmica seja a mais popular, o sistema fotovoltaico tem crescido como uma ótima alternativa para quem deseja reduzir substancialmente a conta de energia e depender bem menos da concessionária responsável por abastecer a casa ou estabelecimento comercial. Além disso, o que torna ainda mais atraente essa modalidade são benefícios diferenciados para aqueles que escolhem a energia fotovoltaica.

#1 Possibilidade de descontos em impostos: há legislações municipais que têm dado descontos de IPTU, a partir do uso de mecanismos de energia limpa, como é o caso da fotovoltaica. Em alguns estados, o desconto se entende sobre o ICMS. A partir da localidade que se deseja realizar a implantação, pesquise junto à prefeitura e na legislação atual quais incentivos existem, o que pode tornar ainda mais atraente essa escolha.

#2 Linhas de crédito diferenciadas: as instituições privadas igualmente têm favorecido as energias limpas. Há várias instituições bancárias que criaram linhas de financiamento especiais para conceder crédito para a aquisição com taxas e possibilidade de parcelamentos diferenciados. No caso de grandes empresas, vale consultar linhas específicas do BNDES, que dispõe de condições especiais que facilitam isso.

#3 Retorno sobre o investimento garantido: o payback varia de acordo com uma série de especificações: região de instalação, performance do equipamento, etc. Considerando os aumentos de tarifa de energia elétrica, em alguns estados esse retorno pode vir em até 5 anos. Em outros pode chegar a 7 anos. De qualquer forma, há a garantia do retorno. Você só precisa levar em consideração essas variantes para não criar expectativas inadequadas.

#4 Valorização do imóvel: este é outro ganho que precisa ser relacionado; trata-se de um valor pouco calculado, mas já tem entrado na mira de corretores também a preferência por locais que disponham desse mecanismo para captação de energia solar.

#5 Vida útil bem prolongada: o planejamento de instalação do sistema fotovoltaico deve contemplar ainda a análise da vida útil dos equipamentos, que pode chegar entre 25 e 30 anos, dependendo da conservação e da manutenção feita e sempre se observando a qualidade do produto (possível a partir de visitas periódicas de especialistas). Após os 25 anos ele continuará funcionando, provavelmente produzindo cerca de 20% menos energia do que no dia em que foi instalado.

#6 Manutenção facilitada: o sistema de energia fotovoltaica requer pequena necessidade de manutenção. Boa parte dos componentes do sistema são projetados para durar toda a vida útil do sistema (de 25 a 30 anos). Dessa maneira, a única necessidade recorrente é a limpeza dos painéis, que podem acumular sujeiras e detritos, o que pode impactar na performance do sistema. A limpeza pode ser feita por você mesmo (seguindo as orientações do fabricante) ou mesmo contratando serviço específico.

BÔNUS: o que agrega a todas elas (e talvez seja a das mais importantes) é o cuidado com o planeta. Se todos se preocuparem mais com a fonte de energia que abastecem os estabelecimentos, vamos cuidar do planeta e torná-lo um local melhor para as próximas gerações.

Quer saber um pouco mais sobre energia fotovoltaica? Então não deixe de fazer download desse ebook especial que preparamos.