Conheça formas de financiar a aquisição do sistema de aquecimento solar de água

shutterstock_423942592

Que o sistema de aquecimento solar de água é amigo do meio ambiente isso você já deve saber, não é mesmo? Mas um (importante) detalhe que poucos conhecem é o quanto esse mecanismo pode ser amigo do seu bolso. E não estamos falando somente da economia gerada com a redução da conta de energia, como esclarece um post do nosso blog, tampouco do baixo custo de manutenção.

O papo aqui é sobre o investimento inicial feito e linhas de financiamento, que tornam a aquisição do aquecedor solar de água para lá de atrativa.  Antes de mais nada, é bom dizer que o custo do equipamento do sistema de aquecimento solar de água é um pouco mais elevado em relação ao sistema elétrico e bem similar ao investido na modalidade a gás. Mas pelo aquecimento solar ser uma fonte renovável, a aquisição é incentivada por várias linhas de financiamento, veja só:

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

  •         Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) — recomendado para linhas de financiamento de valores mais altos, aplicado para empresas, essa modalidade tem condições especiais como manter o custo financeiro tendo como referência a taxa de juros de longo prazo. Outra vantagem do BNDES Eficiência Energética é a possibilidade de financiar até 70% do custo total do projeto. Outras informações podem ser encontradas no site da Instituição.
  •         Construcard — uma boa vantagem percebida nessa modalidade é a de adquirir o financiamento com taxas de juros que se equiparam às do crédito consignado, o que facilita e muito a aquisição do sistema de aquecimento solar de água. Nesse caso, o imóvel residencial pode ser propriedade do tomador ou de terceiros. O valor de financiamento varia de acordo com a renda de quem vai requerer o valor, sendo o mínimo de mil reais. Outras informações sobre como funciona esse funcionamento podem ser encontrados nesse link.
  •         Linhas de crédito bancárias — de olho na expansão desse mercado, os bancos privados também oferecem condições bastante atrativas para aquisição do aquecedor solar de água. Em algumas instituições, por exemplo, é possível negociar parcelas a partir de 20 reais, com até 48 meses para pagar com débito automático em conta-corrente (detalhe: a primeira parcela pode ser paga entre 15 a 59 dias, a partir da assinatura do contrato). Assim como em outras linhas de crédito, o financiamento pode chegar até 70% do valor do bem. Há transações ainda que favorecem financiamento exclusivo para equipamentos certificados pelo Inmetro. Você pode procurar sua instituição financeira, como indicam essas páginas específicas do Bradesco, Itaú e Santander.
  •         Consórcio — uma outra maneira de comprar seu sistema de aquecimento solar é firmar contratos de consórcios. Há algumas opções no mercado, mas é importantíssimo que você se certifique muito bem quanto à idoneidade para não cair em armadilhas. Pesquise muito bem antes de entrar em algum desses. Em alguns deles que pesquisamos, por exemplo, notamos planos de 60 a 120 meses, que facilitam a compra de gerador de energia solar ou eólico, entre outros equipamentos ecoeficientes. Também vale sua atenção em mais essa oportunidade de linha de financiamento.

É importante mencionar que as linhas de financiamento apoiam a compra dos equipamentos (coletor e reservatório), um dos maiores custos da aquisição. No entanto, elas não podem ser utilizadas no serviço de instalação e frete. Em algumas das modalidades acima, como o Construcard, é possível custear também o material de interligação, como a tubulação do local que receberá o sistema.

Se no investimento inicial, essas vantagens já tornam a aquisição compensadora, ao longo dos meses, com o mecanismo já em funcionamento, seu bolso continuará agradecendo. Isso porque ao aquecer a água com a luz solar, o estabelecimento poupará na conta de energia elétrica (já que o chuveiro pode representar até 40% do total do valor gasto na conta de energia). Dependendo do consumo de água quente, o retorno do investimento feito (também conhecido como payback) pode ocorrer em cerca de dois anos.