10 dúvidas comuns sobre aquecimento solar

shutterstock_258811637 (2)

Mesmo não sendo uma tecnologia tão nova (no Brasil, existe desde a década de 70), o aquecimento solar de água ainda gera muitas dúvidas por aqui. Desde como funciona esse sistema na prática, qual o custo envolvido e qual o retorno que se obtém e por aí vai… Para ajudar você a compreender melhor o assunto e se inteirar dos benefícios do aquecimento solar, reunimos nesse post as dez dúvidas mais comuns.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa.

  1. A instalação desse sistema é muito complicada?

Não, não é complicada. Basicamente, esse sistema é composto de dois itens essenciais: os coletores solares, ou placas, e o reservatório térmico. Em algumas instalações, é necessário o uso de bombas para circulação da água nos coletores solares. Você pode entender melhor como funciona esse sistema nesse post específico.

  1.            Em qualquer lugar compensa instalar o aquecimento solar?

Sim, compensa e muito! Seja residência, empresa, hotel… Qualquer estabelecimento que utilize água aquecida pode instalar esse sistema para evitar o uso de energia elétrica para aquecimento de água. Não importa o porte de sua empresa, há sempre uma maneira de atender à sua necessidade. Antes da instalação, porém, especialistas visitam o local para conhecer o terreno e certificarem-se de que não haja áreas de sombreamento, ou seja, árvores ou edifícios muito altos próximo ao local desejado, que possa inviabilizar a instalação.

  1.            Quando posso instalar o aquecimento solar?

Muita gente se pergunta se apenas em obras novas (ou em construção) é possível instalar o sistema. E a resposta é não! Qualquer obra, mesmo que seja mais antiga, pode ter a instalação do aquecedor solar de água. É importante apenas se atentar quanto à tubulação necessária, um item indispensável para o bom funcionamento desse mecanismo. Nós preparamos um post bem detalhado sobre esse tema <link artigo 1>. Porém é claro que em obras em construção a facilidade de instalação é maior.

  1.            O custo é muito alto para instalar esse sistema?

Considerando os sistemas a gás e elétrico, o aquecimento solar de água possui um custo um pouco mais elevado. Mas a maior vantagem é no valor de manutenção. Por isso, o investimento inicial pode ser recuperado em pouco tempo (média de 2 anos, dependendo do consumo que você possui). Só para se ter uma ideia, há clientes que conseguem reduzir em até 40% a conta de energia elétrica ao utilizar o sistema de aquecimento solar.

  1.            Só tenho água aquecida em dias de sol?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes nos clientes que procuram se informar mais sobre o aquecimento solar de água. Como esse sistema atua com um reservatório de água com isolamento térmico (que impede a perda de calor ao longo do tempo), mesmo que o dia esteja nublado, ainda assim haverá água aquecida. Com apenas algumas horas de sol, é possível aquecer todo o conteúdo do reservatório e, assim, renovar o abastecimento. De qualquer forma, recomenda-se na instalação acoplar um sistema auxiliar de aquecimento, seja este a gás ou elétrico, para períodos em que o sol não apareça com tanta frequência (um cenário bem difícil de ocorrer num país tropical como o Brasil).

  1.            O que acontece com a água no período da noite?

Como dito na resposta anterior, o isolamento térmico do reservatório permite que a água permaneça aquecida por um período. Com isso é possível ter água quentinha para um bom banho a qualquer hora do dia (ou da noite).

  1.            Qual retorno eu posso ter com o aquecimento solar de água?

São dois benefícios bem claros: o primeiro deles, na economia da sua conta de energia elétrica, que pode reduzir em até 40% do valor, dependendo do consumo que você possui no local instalado. O segundo é quanto à sua consciência ambiental: você dará sua parcela de contribuição para o planeta, pois se trata de uma energia limpa e sem impacto ao meio ambiente.

  1.            O aquecimento solar de água gera energia?

Não, o aquecimento solar de água não gera energia. Há sistemas que podem fazer isso, mas que o custo é bem mais elevado e com uma complexidade maior do que o mecanismo criado para aquecer água. O sistema solar que gera energia é conhecido como sistema fotovoltaico.

  1.            Esse sistema prejudica o meio ambiente?

De maneira nenhuma! O aquecimento solar de água é considerada uma energia limpa, ou seja, não emite gás carbônico (ou CO²). Para se ter uma ideia, a cada metro quadrado de coletor solar instalado, é evitada a inundação de até 112 metros quadrados de água para geração de energia elétrica por via hidrelétrica. Conheça essas e outras vantagens em um post específico que fizemos sobre o tema <link artigo 6>.

  1.         A manutenção desse sistema tem custo elevado?

Pensando ainda em potencializar os resultados obtidos por esse mecanismo, recomenda-se  promover a limpeza das placas de captação a cada seis meses, para garantir maior eficácia no aquecimento. O custo para isso é bem baixo, e menor se comparado aos sistemas de aquecimento a gás e elétrico. Fazendo essa manutenção correta, é possível manter esse sistema em bom estado durante décadas.

Uma recomendação valiosa que deixamos é baixar o ebook gratuito “Como escolher meu aquecedor solar de água. Nele, há um detalhamento de vários tópicos que tratamos por aqui.